O significado das cores do Natal

As cores são muito tradicionais e estão instaladas em nosso subconsciente desde sempre, fazendo com que nos lembremos facilmente de momentos de nossa infância, adolescência e muitos outros importantes momentos da vida.

Quando o assunto é Natal, todos sabem qual a principal paleta de cores temáticas: Vermelho, verde, branco, dourado e o prata.

No entanto, pouco se sabe sobre o que cada uma das cores do Natal representa. Por isso, hoje trazemos para você alguns significados das principais cores do Natal:

Vermelho: O vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

Verde: É a cor da esperança para o público em geral e da esperança de uma vida eterna, para a religião cristã, sentimentos muito familiares nas festas de fim de ano. Além disso, é a cor tradicional da árvore de Natal, que também é um símbolo de vida eterna.

Branco: Além de remeter ao inverno no hemisfério norte, entre as cores do Natal, o branco é o que possui simbolismo mais semelhante em todas as culturas do mundo, significando alegria, paz, pureza e união.

Dourado e Prata: Significam a luz solar e o brilho das estrelas, ou seja, luzes que nos guiam e nos livram da escuridão. Podem simbolizar sabedoria também.

Há muitas maneiras de se elaborar uma mesa natalina decorada, com estilos como o tradicional, moderno, rústico e minimalista. Por isso, para fazer uma mesa de jantar natalina decorada é preciso primeiro definir a linha de decoração a ser seguida, pois isso facilita na escolha das cores e enfeites, nos detalhes das louças, entre outros.

Tradicional

A decoração natalina tradicional sem dúvida é a que faz mais sucesso.

Para a mesa natalina tradicional é válido investir em uma toalha de mesa vermelha ou verde, para começar. Também capriche na escolha dos arranjos, com flores, frutas vermelhas e, claro, as típicas pinhas. Aproveite também para usar miniaturas de renas, Papai Noel e bolas de Natal para marcar os clássicos dessa época.

Além disso, você pode usar prendedores de guardanapo com detalhes de Natal, louças temáticas ou com cores típicas, como o dourado. 

MESA POSTA PARA O NATAL

Rústico

Para um estilo rústico de decoração natalina, uma grande aposta é em toalhas de mesa em tecidos como Linho cru, guardanapos em xadrez verde e vermelho e arranjos com folhagens diversas, além das clássicas pinhas.

Além desses detalhes, os tons de marrom, bege e verde são incríveis para trazer um toque campestre para a mesa e podem ser usados de maneiras diversas. Se deseja trazer mais sofisticação para a sua mesa natalina rústica, aposte em detalhes dourados, como em talheres ou acabamento de taças.

MESA POSTA PARA O NATAL

Moderno

O estilo moderno de decoração natalina traz cores mais sóbrias, como o branco, cinza e preto, e detalhes em dourado e prata (como um sousplat), para trazer brilho. 

Mais uma vez, é interessante mesclar uma base neutra na decoração com detalhes vivos, para criar uma composição moderna. 

Aposte sempre nos detalhes em arranjos com o uso de flores, pinhas e castiçais com velas, para uma iluminação aconchegante e intimista. 

Outros itens incríveis para usar na sua mesa moderna de Natal são itens temáticos, como guardanapos com a estampa do Papai Noel, além de adornos em louças com características que remetem a essa época mágica. 

MESA POSTA PARA O NATAL

Gostou dessas dicas? 

A TA DECOR oferece uma diversidade de Tecidos para você decorar a sua mesa de Natal, como Gaze de Linho, Seda, Voil, Cetim, Jacquard, entre muitos outros, a pronta entrega. 

E se você se inspirou em alguma das composições que apresentamos aqui, nos marque nas redes sociais. Estamos no Instagram como @tapecariaamericana e com o mesmo nome no Facebook. 

Você pode também nos enviar uma mensagem com a sua mesa decorada de Natal. 

Boas Festas!