Além de garantirem a proteção contra a luminosidade, as cortinas oferecem privacidade e ainda cumprem papel decorativo. Por isso, os acabamentos para as cortinas devem ser escolhidos com atenção, de acordo com o objetivo e a estética desejada para cada ambiente.
Existem diversos tipos de acabamentos, como Pregas, Ilhoses, Wave e Fácil. Conheça alguns dos principais tipos:
Prega Macho: Esse tipo de prega deixa o volume do tecido na parte da frente e pode ser usada em varões, trilhos ou até mesmo como xale lateral. Para conseguir o efeito volumoso, a Prega Macho é constituída de duas dobras unidas, em sentido oposto, no cabeçote da cortina, o que traz muita elegância.
Prega Tombada: A Prega Tombada é confeccionada com as pregas viradas sempre para o mesmo sentido, pode ser usada em trilho, varão ou argolas e traz um ótimo aspecto para a cortina.
Prega Americana: Clássica, a Prega Americana é produzida com três pregas agrupadas, pode ser usada em trilho, varão ou argolas e assegura um ótimo volume à cortina.
Modelo Wave: É o modelo mais utilizado, pois as ondas em padrão proporcionam volume, movimento e charme no ambiente. A ondulação se mantém constante ao longo da cortina e o Wave pode ser usado em cortineiro ou até mesmo em varão aparente.
Modelo Fácil: Prático e moderno, esse modelo traz ondas em padrão, proporciona efeito similar ao Wave e tem sido muito utilizado devido à sua praticidade, principalmente na instalação. A ondulação se mantém constante ao longo da cortina e o Modelo Fácil pode ser usado em cortineiro ou até mesmo em varão aparente.
Franzida: É também um modelo bem tradicional e confeccionado com um cordão, para deixar o cabeçote da cortina franzido. Esse modelo confere à cortina um aspecto mais clássico e pode ser usado tanto em trilhos quanto em varões.
Ilhós: Super tradicional, ele é usado somente em cortinas com varão, no qual fica visível. O grande destaque desse acabamento é que ele proporciona ondas no tecido, dando uma impressão de mais tecido. O ilhós pode ser quadrado ou redondo, em diversas cores.
Além disso, para todas as cortinas é possível também escolher o modelo de barra, que é um tipo de acabamento costurado na parte inferior das mesmas, como a Barra Postiça, Tomas, Dupla, Tecido Invertido e Ponto Palito:
Barra Postiça: O acabamento perfeito para tecidos que não podem ser invertidos, barras grandes ou feitas com tecidos diferentes do principal. Com emendas discretas, o acabamento da cortina fica excelente e, se confeccionada no mesmo tecido, fica imperceptível.
Barra Tomas: Um acabamento muito elegante que pode ser feito em todos os modelos de cortinas, até mesmo nas mais comuns. A Barra Tomas é uma prega feita geralmente na parte superior da barra da cortina e permite diversas quantidades, sendo uma só a mais comum.
Barra Dupla: É indicada para todas as cortinas por oferecer um excelente acabamento e elegância. Além disso, ela pode ser combinada com todos os tipos de barras.
Tecido invertido: Usando o tecido invertido é possível confeccionar cortinas com grandes alturas, o que não pode ser feito com o tecido na posição normal ou com barras postiças. É a solução perfeita para cortinas em pés-direitos altos.
Ponto Palito: Uma ótima ideia para adicionar charme em suas cortinas por meio de acabamentos é um barrado com ponto palito. Esse detalhe pode ser utilizado em cortinas com pé direito alto e Barra Postiça e traz um toque a mais de personalidade para os ambientes.
Agora que você já conhece mais sobre acabamentos para cortinas, fica mais fácil apresentar todas as possibilidades para seus clientes escolherem, de acordo com suas necessidades e gostos pessoais.
Na TA DECOR você encontra uma coleção completa de tecidos com cores, texturas e tramas diversas, além de uma enorme variedade de acessórios para a instalação e confecção de cortinas, como fita wave, fita fácil, entretelas, rodízios e muito mais.
Para conhecer todas as nossas linhas de produtos, entre em contato com seu consultor comercial.
TA DECOR® 2023. Todos os direitos reservados.
É proibida a cópia total ou parcial dos conteúdos sem autorização prévia.