É indiscutível a multifuncionalidade das cortinas para um ambiente, considerando que além de garantirem a proteção contra a luminosidade, oferecem privacidade e ainda cumprem papel decorativo. Por isso, o acabamento para as cortinas deve ser escolhido com atenção, de acordo com a funcionalidade e estética desejada para cada ambiente.

Basicamente, para escolher o tipo de Acabamento para a cortina, é preciso conhecer as possibilidades disponíveis no mercado e claro, saber qual estilo combina mais com o espaço a ser decorado. 

Existem diversos tipos de acabamento para cortinas como Pregas, Ilhoses e Argolas. Sendo assim, separamos alguns dos principais tipos, para te ajudar na escolha:

ALÇA DE TECIDO: Confeccionada com o próprio tecido da cortina, essa prega é usada em cortinas que utilizam somente o varão. Sua função é meramente decorativa, tendo em vista que não costuma deslizar com facilidade, por isso é ideal para cortinas que não são abertas com tanta frequência.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

LACINHO: Normalmente usada em quartos de bebês ou crianças, sua função é meramente decorativa e seu acabamento consiste em prender o tecido da cortina ao varão por meio de lacinhos, que podem ser do mesmo tecido da cortina ou com outros tipos de acabamentos, como fitas. O acabamento em Lacinhos é ideal para cortina em varão.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

PREGA FÊMEA: Essa prega pode ser usada tanto nas cortinas em varão quanto em trilho. Formada por duas dobras em sentidos opostos, seu volume fica atrás, o que proporciona um caimento reto na frente, compondo um estilo mais clássico.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

PREGA MACHO: Esse tipo de prega deixa o volume do tecido na parte da frente e pode ser usada em varões, trilhos ou até mesmo como xale lateral. Para conseguir o efeito volumoso, a Prega Macho é constituída de duas dobras unidas, em sentido oposto, no cós da cortina e traz muita elegância.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

PREGA AMERICANA: Clássica, a Prega Americana é produzida com três pregas agrupadas e pode ser usada em trilho ou varão. Além disso, ela assegura um ótimo volume à cortina.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

MODELO WAVE: É o modelo mais utilizado, pois as ondas em padrão proporcionam volume, movimento e charme no ambiente. A ondulação se mantém constante ao longo da cortina e as dobras ficam intercaladas nos dois sentidos. Pode ser usada em teto ou até mesmo em tubo aparente. É possível a colocação de forro ou Blackout nesse modelo de cortina.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

ARGOLA: É indicada para cortinas confeccionadas com um tecido mais leve, uma vez que o tecido fica suspenso e permite um caimento leve, com boa movimentação. Esse acabamento só é possível em cortinas com varão, nas quais fica à mostra. O destaque desse tipo de acabamento é para os materiais em que pode ser fabricado como: madeira, metal, plástico, entre outros.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

ILHÓS: Super tradicional, ele é usado somente em cortinas com varão, no qual fica visível. O grande destaque deste tipo é que os esse acabamento proporciona o efeito de ondas no tecido, dando uma impressão de mais volume. O ilhós pode ser quadrado, redondo ou retangular, bem como de madeira, metal, plástico, entre outros materiais.

 TIPOS DE ACABAMENTO PARA CORTINAS: QUAL ESCOLHER?

Além desses tipos de Acabamentos para cortinas, existem outros modelos no mercado, todavia, as mais conhecidas são as listadas acima, ressaltando que o tipo escolhido sempre influenciará em toda a decoração do ambiente.

Agora que você já conhece os principais tipos de acabamento, fica mais fácil escolher qual mais se adapta a sua necessidade e fazer uma escolha certeira para a sua próxima cortina. 

A TA DECOR é referência em produtos de qualidade e conta com uma equipe de Confecção de Cortinas Prontas e Sob Medida, capacitada e treinada para melhor atender nossos parceiros.

Para mais informações entre em contato conosco.