É indiscutível a multifuncionalidade das cortinas para um ambiente, considerando que além de garantirem a proteção contra a luminosidade, oferecem privacidade e ainda cumprem papel decorativo. Por isso, o acabamento para as cortinas deve ser escolhido com atenção, de acordo com a funcionalidade e estética desejada para cada ambiente.
Basicamente, para escolher o tipo de Acabamento para a cortina, é preciso conhecer as possibilidades disponíveis no mercado e claro, saber qual estilo combina mais com o espaço a ser decorado.
Existem diversos tipos de acabamento para cortinas como Pregas, Ilhoses e Argolas. Sendo assim, separamos alguns dos principais tipos, para te ajudar na escolha:
ALÇA DE TECIDO: Confeccionada com o próprio tecido da cortina, essa prega é usada em cortinas que utilizam somente o varão. Sua função é meramente decorativa, tendo em vista que não costuma deslizar com facilidade, por isso é ideal para cortinas que não são abertas com tanta frequência.
LACINHO: Normalmente usada em quartos de bebês ou crianças, sua função é meramente decorativa e seu acabamento consiste em prender o tecido da cortina ao varão por meio de lacinhos, que podem ser do mesmo tecido da cortina ou com outros tipos de acabamentos, como fitas. O acabamento em Lacinhos é ideal para cortina em varão.
PREGA FÊMEA: Essa prega pode ser usada tanto nas cortinas em varão quanto em trilho. Formada por duas dobras em sentidos opostos, seu volume fica atrás, o que proporciona um caimento reto na frente, compondo um estilo mais clássico.
PREGA MACHO: Esse tipo de prega deixa o volume do tecido na parte da frente e pode ser usada em varões, trilhos ou até mesmo como xale lateral. Para conseguir o efeito volumoso, a Prega Macho é constituída de duas dobras unidas, em sentido oposto, no cós da cortina e traz muita elegância.
PREGA AMERICANA: Clássica, a Prega Americana é produzida com três pregas agrupadas e pode ser usada em trilho ou varão. Além disso, ela assegura um ótimo volume à cortina.
MODELO WAVE: É o modelo mais utilizado, pois as ondas em padrão proporcionam volume, movimento e charme no ambiente. A ondulação se mantém constante ao longo da cortina e as dobras ficam intercaladas nos dois sentidos. Pode ser usada em teto ou até mesmo em tubo aparente. É possível a colocação de forro ou Blackout nesse modelo de cortina.
ARGOLA: É indicada para cortinas confeccionadas com um tecido mais leve, uma vez que o tecido fica suspenso e permite um caimento leve, com boa movimentação. Esse acabamento só é possível em cortinas com varão, nas quais fica à mostra. O destaque desse tipo de acabamento é para os materiais em que pode ser fabricado como: madeira, metal, plástico, entre outros.
ILHÓS: Super tradicional, ele é usado somente em cortinas com varão, no qual fica visível. O grande destaque deste tipo é que os esse acabamento proporciona o efeito de ondas no tecido, dando uma impressão de mais volume. O ilhós pode ser quadrado, redondo ou retangular, bem como de madeira, metal, plástico, entre outros materiais.
Além desses tipos de Acabamentos para cortinas, existem outros modelos no mercado, todavia, as mais conhecidas são as listadas acima, ressaltando que o tipo escolhido sempre influenciará em toda a decoração do ambiente.
Agora que você já conhece os principais tipos de acabamento, fica mais fácil escolher qual mais se adapta a sua necessidade e fazer uma escolha certeira para a sua próxima cortina.
A TA DECOR é referência em produtos de qualidade e conta com uma equipe de Confecção de Cortinas Prontas e Sob Medida, capacitada e treinada para melhor atender nossos parceiros.
Para mais informações entre em contato conosco.